domingo, 2 de setembro de 2018




Tecidos Pré-cortados - Terminologia


* O que é um tecido pré cortado? *

Já existe há um bom tempo no mercado os tecidos pré-cortados, chamados de Fat Quarters (1/4 de uma jarda), mas há atualmente uma grande variedade de diferentes tecidos pré-cortados disponíveis em lojas especializadas.
Mas, o que é um pré-cortado? Como o nome sugere, é um tecido para patchwork e quilting que já vem cortado num determinado tamanho e está pronto para ser usado.

* Por que usá-los? *

- os pré-cortados facilitam a costura porque a maior parte do trabalho de corte já foi feita para você.
- quando compramos pré-cortados, levamos para casa um pedacinho de cada tecido em uma coleção; então obtemos o prazer de ter uma coleção toda sem necessidade de um gasto financeiro imenso tendo que comprar um determinado comprimento de cada tecido da coleção.
- os tecidos que são colocados juntos no pacote dos pré-cortados já vêm classificados e combinados entre si - nos poupam o tempo em decidir quem vai com quem; qual combina com qual.
- pré-cortados propiciam a oportunidade de se ter um scrapy quilt ( quilt de retalhos ) de uma maneira rápida e simples.

Quilteiras têm sua própria linguagem quando se trata de falar sobre medidas de tecidos. Se você não está familiarizada com qual pré-cortado é qual, então vamos começar dando uma pincelada nos pré-cortados básicos. Por favor observe ( riscos ) que algumas empresas chamam certos tamanhos de pré-cortados por nomes diferentes.


* Antes de Iniciar *
Não faça nada aos seus tecidos pré-cortados. Normalmente somos instruídos a lavar nossos tecidos antes de usá-los. Mas, quando se trata dos pequenos quadrados de 5 polegadas (5") e das tiras de 2 1/2 polegadas (2 1/2"), lavá-los poderá distorcê-los, enchendo-os de fiapos ou encolhê-los. Então, não os lave!! Além disso, a maioria dos pré-cortados vêm com as bordas em zig-zag; picoteadas. Não corte fora os picotes - trabalhe com os quadrados ou as tiras, como elas são.

* Outros Recursos *
Com a crescente popularidade dos tecidos pré-cortados, houve as crescentes publicações especializadas, incluindo padrões (riscos ) e livros das maiores editoras.
Há também uma grande variedade de réguas especializadas e gabaritos especialmente desenvolvidos para o uso de tecidos pré-cortados. Se você estiver à procura do que fazer e de mais inspiração, dê uma olhada nas lojas especializadas em patchwork e quilt.

* Cortes mais comuns dos tecidos pré-cortados *

FAT QUARTER : um fat quarter australiano mede 20" X 20" ( polegadas ). Um fat quarter americano mede 18" x 21" ( polegadas ), também conhecido no Brasil como 1/4 da jarda americana.

FAT EIGHTH : o fat eighth é menor um pouco do que o fat quarter. O fat eighth australiano mede 10" x 21" ( polegadas ). O fat eighth americano mede 9" x 21" . É o 1/8 da jarda americana.

JELLY ROLL : um rolinho ou maço é composto por tiras de 2 1/2" ( polegadas ) pela largura do tecido. Normalmente um jelly roll possui 40 tiras de tecido.

HONEY BUN : um rolinho ou maço é composto por tiras de 1 1/2 " ( polegadas ) pela largura do tecido. Normalmente um honey bun contém 40 tiras.

FAT ROLL : um rolinho ou maço é composto por tiras de 5" ( polegadas ) pela largura do tecido.

CHARM SQUARES : ou simplesmente CHARMS. Uma pilha de quadrados de 5" ( polegadas ) . Possível também de serem encontrados nos tamanhos 6" e 7".

LAYER CAKE : uma pilha de 40 quadrados de 10" ( polegadas )


* Cortes menos comuns dos tecidos p´re-cortados *

TURNOVERS : maços de triângulos de quadrados de 6" ( polegadas )

DOUBLES : Retângulos de 10" x 5" ( polegadas ) de Charles Parsons

CANDY : um montinho de quadrados de 2 1/2" ( polegadas )

4 comentários:

Fátima Lorenzini disse...

Aprender direitinho!

Unknown disse...

Sempre aprendendo com VC fessorinha!!! Obrigada

Márcia Knob disse...

Sonia Cazarim obrigado por compartilhar com nós seus conhecimentos !

Unknown disse...

Adorei a dica, encontra aqui no Brasil? Bjs