domingo, 2 de setembro de 2018




Tecidos Pré-cortados - Terminologia


* O que é um tecido pré cortado? *

Já existe há um bom tempo no mercado os tecidos pré-cortados, chamados de Fat Quarters (1/4 de uma jarda), mas há atualmente uma grande variedade de diferentes tecidos pré-cortados disponíveis em lojas especializadas.
Mas, o que é um pré-cortado? Como o nome sugere, é um tecido para patchwork e quilting que já vem cortado num determinado tamanho e está pronto para ser usado.

* Por que usá-los? *

- os pré-cortados facilitam a costura porque a maior parte do trabalho de corte já foi feita para você.
- quando compramos pré-cortados, levamos para casa um pedacinho de cada tecido em uma coleção; então obtemos o prazer de ter uma coleção toda sem necessidade de um gasto financeiro imenso tendo que comprar um determinado comprimento de cada tecido da coleção.
- os tecidos que são colocados juntos no pacote dos pré-cortados já vêm classificados e combinados entre si - nos poupam o tempo em decidir quem vai com quem; qual combina com qual.
- pré-cortados propiciam a oportunidade de se ter um scrapy quilt ( quilt de retalhos ) de uma maneira rápida e simples.

Quilteiras têm sua própria linguagem quando se trata de falar sobre medidas de tecidos. Se você não está familiarizada com qual pré-cortado é qual, então vamos começar dando uma pincelada nos pré-cortados básicos. Por favor observe ( riscos ) que algumas empresas chamam certos tamanhos de pré-cortados por nomes diferentes.


* Antes de Iniciar *
Não faça nada aos seus tecidos pré-cortados. Normalmente somos instruídos a lavar nossos tecidos antes de usá-los. Mas, quando se trata dos pequenos quadrados de 5 polegadas (5") e das tiras de 2 1/2 polegadas (2 1/2"), lavá-los poderá distorcê-los, enchendo-os de fiapos ou encolhê-los. Então, não os lave!! Além disso, a maioria dos pré-cortados vêm com as bordas em zig-zag; picoteadas. Não corte fora os picotes - trabalhe com os quadrados ou as tiras, como elas são.

* Outros Recursos *
Com a crescente popularidade dos tecidos pré-cortados, houve as crescentes publicações especializadas, incluindo padrões (riscos ) e livros das maiores editoras.
Há também uma grande variedade de réguas especializadas e gabaritos especialmente desenvolvidos para o uso de tecidos pré-cortados. Se você estiver à procura do que fazer e de mais inspiração, dê uma olhada nas lojas especializadas em patchwork e quilt.

* Cortes mais comuns dos tecidos pré-cortados *

FAT QUARTER : um fat quarter australiano mede 20" X 20" ( polegadas ). Um fat quarter americano mede 18" x 21" ( polegadas ), também conhecido no Brasil como 1/4 da jarda americana.

FAT EIGHTH : o fat eighth é menor um pouco do que o fat quarter. O fat eighth australiano mede 10" x 21" ( polegadas ). O fat eighth americano mede 9" x 21" . É o 1/8 da jarda americana.

JELLY ROLL : um rolinho ou maço é composto por tiras de 2 1/2" ( polegadas ) pela largura do tecido. Normalmente um jelly roll possui 40 tiras de tecido.

HONEY BUN : um rolinho ou maço é composto por tiras de 1 1/2 " ( polegadas ) pela largura do tecido. Normalmente um honey bun contém 40 tiras.

FAT ROLL : um rolinho ou maço é composto por tiras de 5" ( polegadas ) pela largura do tecido.

CHARM SQUARES : ou simplesmente CHARMS. Uma pilha de quadrados de 5" ( polegadas ) . Possível também de serem encontrados nos tamanhos 6" e 7".

LAYER CAKE : uma pilha de 40 quadrados de 10" ( polegadas )


* Cortes menos comuns dos tecidos p´re-cortados *

TURNOVERS : maços de triângulos de quadrados de 6" ( polegadas )

DOUBLES : Retângulos de 10" x 5" ( polegadas ) de Charles Parsons

CANDY : um montinho de quadrados de 2 1/2" ( polegadas )

7 comentários:

Unknown disse...

Aprender direitinho!

Unknown disse...

Sempre aprendendo com VC fessorinha!!! Obrigada

Unknown disse...

Sonia Cazarim obrigado por compartilhar com nós seus conhecimentos !

Unknown disse...

Adorei a dica, encontra aqui no Brasil? Bjs

lu disse...

Adoro teus trabalhos prof...

Sonia Cazarim disse...

Vc pode encontrar os tecidos pré cortados em lojas especializadas em tecidos para Patchwork. Mas, no Brasil normalmente encontramos fat quarters e jelly rolls. Desculpa a demora em responder!

Unknown disse...

Amei!