quarta-feira, 4 de abril de 2018

Patchwork , Quilting, Costura Criativa, Bonecas, Artes aplicadas, etc...

Oi gente bonita, vamos conversar sobre algumas coisinhas?? Bem, como já disse antes, sou professora de inglês, e me entristece ver e ouvir certas coisas no que diz respeito à nomes, termos, etc. Vamos dar nome certo às coisas?? Então vamos lá! Patchwork - palavra em inglês que significa trabalho de retalhos. Necessariamente tem costuras, emendas e forma um "desenho" ou padrão.
(Imagem retirada da internet - bloco formado por retalhos) Nem tudo feito em tecido é patchwork. Hã?? Como assim?? É isso mesmo, nem tudo. Aquelas caixas de madeira com tampa de isopor onde se aplicam desenhos nos sulcos, não é patchwork. Nem que tenham inventado que esse tipo de artesanato seja chamado de patchwork sem costura - me desculpem dizer a verdade...não é! Se patchwork é emenda de retalhos, como uma coisa que não é costurada pode ser chamada assim?? Gente, por favor entendam que não estou desmerecendo nenhum tipo de artesanato, mesmo porque admiro muito esse ofício, de artesão! Seja do que for. Mas, há que se dar nome certo para cada coisa. Assim, como fico chateada , para não dizer outra coisa, quando vemos um tecido inteiro, com alguma aplicação na ponta, sem quilting nenhum , ser chamado de patchwork. NÃO é! Isso deve ser chamado de aplicação. Aplicação ou appliqué, como o nome diz, é aplicado sobre uma superfície. No caso dos tecidos, depois de feita essa aplicação com algum tipo de termocolante, faz-se um ponto caseado à mão ou à máquina para assegurar que o desenho aplicado não vai sair na primeira lavagem.É uma técnica que pode e deve ser usada para enfeitar, embelezar seu trabalho em patchwork.
(Trabalho em patchwork com aplicação de Adriana Sbardelotto, minha aluna ) Hummm, acho que estamos começando a nos entender. Bem, seguindo nesse raciocínio, vamos um pouquinho adiante.... No que termino de montar o tampo, ou topo do trabalho de retalhos, tenho que colocar manta acrílica, forro, alinhavar tudo bem direitinho e voilá - tenho um sanduíche!! Xiiii, o que faço agora. Chegou a hora de ir para a máquina de costura fazer o quilting. Quilting - costura decorativa que serve para embelezar e unir as três camadas do trabalho. Essa costura pode ser simples ou bem elaborada. E , pode ser feita livremente, formando desenhos e padrões, ou pode ser feita com a ajuda de réguas. Usamos um pé calcador para máquina, conhecido em portugês como "pé de quilting livre ", mas o nome desse calcador é "darning foot". Em algumas publicações é tambe´m chamado de calcador de cerzido. Essa costura decorativa é nada mais que o " acolchoamento" do trabalho. Ah, também pode ser feito como matelassê em linhas retas, usando-se o pé calcador de quilting reto, com guia ou sem guia, que em inglês é o "walking foot".
( padrões de quilting - imagem da Internet )
( tipos de pé calcadores para quilting livre - Imagem da Internet )
( pé calcador para costura reta , matelassê - Imagem da Internet )
( exemplos de quilting nos trabalhos de patchwork - Imagens da Internet ) Existe ainda os trabalhos de quilting feitos em tecido inteiro, normalmente de cor lisa. São belíssimos.
( Exemplos de quilting em tecido inteiro - Imagens da Internet ) Depois que tudo isso que conversamos acima estiver pronto, e o debrum, ou o viés, estiverem colocados e costurados, o trabalho finalizado chama-se QUILT. Uffa!! Nossa, quanta informação!! Gente, mas é isso aí! Espero que vocês tenham gostado. Curtam, compartilhem, comentem. Ah, e se tiverem alguma dúvida, podem perguntar!! Sigam -me : https://www.facebook.com/patchworkeafins/ https://www.instagram.com/euquefizsonia/?hl=pt-br Beijokas e até a próxima postagem!! Sonia

12 comentários:

Monica disse...

Explicação perfeita! 👏👏

Miriam disse...

Muito bom!

Izabelle disse...

Super didático Sônia!! !o blog está cada vez mais encantador

Unknown disse...

Tudo muito bem explicado,até eu que não entendo e não sei nada de costura entendi E aprendi.
Parabéns.

Sonia Cazarim disse...

Obrigada Monica!!

Sonia Cazarim disse...

Obrigada Miriam

Sonia Cazarim disse...

Obrigada!!!! Bjokas

Sonia Cazarim disse...

Obrigada!!!

Adélia disse...

Então.....
Amo costurar.
Explicação pergeita.

Adélia disse...

Então.....
Amo costurar.
Explicação pergeita.

perugia disse...

Bem explicado, como ensinas nas aulas. Obrigada, 😍

Unknown disse...

Obrigada profe, por todos os ensinamentos e dicas