domingo, 14 de março de 2010

"Projeto de Quilt traz ajuda às vítimas de Tornado"

Um Tornado levou Dorothy à Terra de Oz. Em abril de 1998, um tornado e um quilt levaram algumas crianças do Alabama para o Alaska. E New Hampshire. E todos os outros estados da União.
O projeto realmente começou antes dos ventos soprarem. A professora de 5ª série Kay Johnson queria melhorar as habilidades motoras dos alunos na escola de ensino fundamental Concord; em Bessemer, um subúrbio de Birmingham. Uma quilteira iniciante, Kay decidiu combinar a feitura de quilts e geografia.
Tudo que foi preciso foi uma nota no quadro de avisos da internet na escola. Kay pediu que quilteiras contribuíssem com quadrados de 12 cm representando seus estados; enquanto isso cada aluno deveria pesquisar um estado. Conforme os blocos iam chegando, os alunos iam se correspondendo com as doadoras para aprender mais sobre seus lugares distantes.
Pinson, Alabam; a quilteira Kathy English, montou o topo do quilt com os blocos doados para a turma. Com a ajuda de outras voluntárias todas 330 crianças na escola se revezavam para cada uma colocar pontinhos de quilt no trabalho.
Então veio o Tornado. Os ventos que sopraram naquela noite de abril destruíram as casas de muitos alunos da Concord. Conforme as notícias alcançavam as ondas de rádio, quilteiras por toda a parte começaram a agir.
As amigas virtuais de Kay não perderam tempo em tentar saber por e-mail se Kay estava bem. Perguntas como essa vieram aos montes de todas as partes do país e do exterior. Quilteiras doaram dinheiro e roupas.
Então vieram os quilts. Na internet Kay escreveu - "Eu gostaria de ter um quilt para enrrolar em volta de cada aluno e professora como se fossem abraços à ajudar". A resposta foi imediata - 48 quilts vieram de pessoas que se importam ao redor do mundo. Um quilt para cada criança e professora na escola Concord que perdera sua casa na tempestade, recebeu um quilt.
As crianças terminaram seu quilt de 50 estados americanos com entusiasmo renovado.
Elas aprenderam sobre como fazer quilts e sobre os estados americanos. E as crianças da escola Fundamental Concord aprenderam sobre a bondade de estranhos.

Texto extraído do livro "Relax and Quilt " - traduzido por Sonia Cazarim

Fotos abaixo.




3 comentários:

Arte com Patch by Márcia Valéria disse...

Cada vez que leio essas histórias lindas me apaixono mais por essa arte.
Que bom que temos vc Sonia, para traduzir pra gente! Obrigada!
Dá até vontade de fazer algo parecido não é? Quem sabe pinte uma idéia dessas na comunidade?
Bjs no coração.

Anônimo disse...

Amei estar aqui, bjs

Anônimo disse...

Ruth Urbinati, amooooo estas histórias, bjs