domingo, 28 de fevereiro de 2010

Etiquetas no quilt.

Nossa querida amiga Miriam ( da Comunidade - Eu amo fazer pathcwork!! - ) , me perguntou sobre etiquetas. No momento em que li suas dúvidas pensei se ela estaria se referindo às etiquetas de identificação de peças ou às etiquetas de "propaganda" ( Logomarca, etc...) de um produto, tipo uma bolsa, um enfeite, ou uma boneca.
Acabei me demorando mais dias do que gostaria para responder à ela. Então , hoje decidi postar aqui para vocês uma pesquisa que fiz com base em um jornalzinho.
A referida fonte é - "O Ponto",jornalzinho da ABPQ (Associação Brasileira de Patchwork e Quilt), nº14, ano 3, setembro de 2008.

Por: Desatando Nós - Quiltéria

* É importante colocar etiqueta no quilt??
Sim é, por duas razões: uma que você registra para a posteridade quem fez, porque, e qualquer história interessante que faça parte daquela peça; outra é que você identifica sua peça, tornando-se mais difícil que alguém se aposse de sua autoria.

* Como fazer a etiqueta?
Você pode comprar pronta (existem vários tecidos com estampas de etiquetas), ou fazer a sua própria; nesse caso, aí vão algumas dicas:

- Desenhe com canetas próprias para tecido ( Micron é um exemplo ), criando ou copiando algum modelo: pode ser florzinhas, bichinhos, folhas ou até algo relacionado com o desenho do prórpio quilt, como estrelas, Sun Bonnet Sue, log cabin, etc....
- Você pode fazer aplicações na etiqueta, também acompanhando o modelo do quilt, ou pode bordar, fazer aplicação persa, colocar embelezamentos ( miçangas, botões, contas, etc....)
- E lembre-se - o tamanho da etiqueta é determinado por você, levando em conta a proporção com a peça.
- Para garantir que sua etiqueta não seja facilmente removida, você pode aplicá-la no forro do quilt antes de quiltá-lo, assim , quiltando junto com a peça, será realmente difícil para qualquer pessoa removê-la.

* Que informações a etiqueta deve conter?
Nome da peça, nome do autor, técnicas usadas, autoria do desenho ( se foi copiado, citar de quem, se é uma adaptação, colocar a fonte original), endereço e telefone são pedidos por algumas exposições. Informe sempre sua cidade e a data em que o quilt foi terminado. Pode ter também qualquer história ligada à peça: se foi feito para alguém, para alguma comemoração ( nascimento, casamento, etc...), ou qualquer outro fato pertinente.

* E finalmente, onde colocar?
O lugar mais indicado é embaixo e à esquerda do forro do quilt.

Com esses cuidados, você valoriza ainda mais seu quilt, e ele poderá ser apreciado ( quem sabe ) por muitas outras gerações....


Bem espero que tenha esclarecido algumas das dúvidas....quanto às etiquetas de propaganda, sei que existem várias pessoas que as fazem sob encomenda...inclusive, Leide, tu não fazes isso?? Vamos checar com nossa querida amiga Leide e saberemos a resposta.
Vou tb tentar colocar umas fotos de exemplo de etiqueta, ok??

Beijokas no coração de todas!!

Sonia

6 comentários:

Miriam disse...

Obrigada pela atenção e carinho. Bjos....

Debora disse...

Muito legal a informação adorei, vc sempre compartilhando os seus conhecimetos, muito obrigada!!
Bjokas!!

Tecendo Sonhos disse...

Adorei o post sobre etiquetas!! Mas quero falar sobre as mudanças que estas mãozinhas maravilhosas ja proporcionaram a este blog!! Esta ficando lindo!! Seus trabalhos são sempre inspiradores e tem um história, e isto é maravilhoso!! Sou tua fã de carteirinha!!
Parabéns e muitas beijocas pra você!!
Com carinho, Andreza

Le Patch disse...

oi queridas amigas, muito interessante saber sobre etiquetas... eu comercializo etiquetas (não vivo disso não!!kkkk) mas de vez em quando uma amiga solicita meus serviços... só que nelas num tem todas essas informações não, chefinha... as clientes são bem básicas em suas informações (uma imagem, nome ou logo, e-mail e tel...) os tamanhos variam de acordo com a cliente, mas os mais cotados e vendidos são: 4x2, 4x2,5, 5x2, 5x3 e 6x1,5 (bandeirinha)... então meninas, se quiserem etiquetinhas mandem e-mail que passo os valores ...
no blog tenho alguns poucos modelinhos, mas vou atualizá-los em breve... bjinhos

Leide Almeida
e-mail: patch-arteria@bol.com.br
patcharteria.blogspot.com

Sonia Cazarim - "Eu Que Fiz!" - Patchwork e Afins disse...

Leide amore!!

As etiquetas do texto acima são aquela bem grandes que vemos na parte de trás dos trabalhos, identificando-os...as suas, pequeninas são as que eu chamo de propaganda, para quem adquirir ou ganhar uma peça sua, saibam quem fez!! Logo, nome e telefone!! ( as bandeirinhas)
Ambas são importantes para nossos lindos trabalhos!!
Obrigada pela atenção querida!! Beijos

Sonia

Artes e Vidas disse...

Legal saber sobre etiquetas. Não sabia que dava pra fazer assim, personalizada.
Vc tem mais fotos pra gente?
Teu blog tá ficando chic heim amiga? Parabéns!
Bjks no coração
Má.