segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Quando e porque comecei a fazer patchwork...

Bem, desde que me lembro, gostava de mexer na máquina de costura da minha mãe ( ela mesma, nem
ligava muito para a máquina...). Ficava imaginando que gostava e que sabia costurar roupas lindas e maravilhosas...rsrsrsrs. E lá em casa quem sempre teve e gostou de máquinas de costura, foi meu pai. Sim, meu pai! Por incrível que possa parecer, ele desde muito jovem trabalhava como aprendiz de sapateiro e aprendeu a usar uma máquina de costurar sapatos. Dali pra máquina de costura foi um pulo!! Me lembro de ele ter tido 6 máquinas!! Claro que nem todas ficavam em casa, afinal morávamos em apartamento e apartamento é apartamento. Ele distribuiu suas máquinas pelas casas de parentes e amigos.
Muito tempo depois, um dia, resolvi pedir a uma amiga da minha mãe que fazia reformas em roupas que me desse uns retalhos....uau!! Foi aí que tudo começou!! Eu então fiz uma "mochila" de retalhos brancos, cinzas e pretos. Andava com essa mochila para cima e para baixo....Depois fiz alguns enfeites de cabelo estilo "Porcina" ( se lembram da novela Roque Santeiro??). Daí uma coisa levou à outra.
Mas o que eu não sabia, era que existia um nome para essa união de retalhos e que existia muita técnica!!
Muitos anos depois, já morando no Rio Grande do Sul ( sou paulistana, lembram-se??), quando estava grávida da minha filha mais velha, e fazendo yôga, conheci uma mulher que iria mudar minha vida!! Seu nome - Juçara Gianluppi!! Ela era minha colega das aulas de yôga e um belo dia me apareceu com uma mantinha de bebê linda!!! Me apaixonei imediatamente e disse que tb queria fazer uma para meu bebê!! E ela disse que sem problemas, me levaria à uma loja de tecidinhos e me ajudaria. Foi o pontapé inicial!!! De lá pra cá, fiz muitos cursos ( sempre que a condição financeira ajudava...), e comprei muitos livros e revistas. Como sou professora de inglês, material importado para mim é sempre um desafio. Muita coisa que aprendi, aprendi sozinha, lendo e fazendo como na matemática - tentativa, erro e acerto - e tem funcionado bem.

( Essa foi a primeira manta que fiz! )

De quando em quando aprendo uma técnica nova em algum festival, já tive aulas muitas vezes em Gramado no Festival de Patchwork e Quilt; fiz cursos em São Paulo e sempre que posso troco idéias com quilteiras mais experientes. E claro, leio e pratico bastante. Mas o que mais me desenvolveu, foi começar a dar aulas de patchwork. Como aprendi!!! E continuo aprendendo!!!!!
Hoje em dia faço de tudo um pouquinho, e quero sempre mais novos desafios. Faço tb bonecas e fuxicos, bordados e outras coisitas com feltro.Também acabei enveredando pelo caminho da pintura country em MDF. Alguns dos botões dos meus panôs, eu mesma pintei!
O que sempre digo à minhas pupilas é - soltem a imaginação e ousem!!! Bem, acho que por enquanto é só.

Beijos!!!

4 comentários:

Karla disse...

Soninha querida!!!! muuuuuuuuitas saudades de ti! que linda iniciativa a tua! parabéns! um beijo enorme!

EntreRetalhos by keizy Ostrowski disse...

Sonia querida, to adorando seu blog, sucesso e é isso ai bota pra "bombar!! rsrsrsrs
Vou te seguir pra ter mais noticias suas...

bjins carinhosos
keizy

Sonia Cazarim - "Eu Que Fiz!" - Patchwork e Afins disse...

Queridas!! Muito obrigada por tudo...sempre!! Bjos

Izabelle disse...

Parabéns pelo blog!!! está ficando muito legal, como totas as coisas que vc se propõe a fazer!!!Um grande bj a todos!!
Belle