segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Quando e porque comecei a fazer patchwork...

Bem, desde que me lembro, gostava de mexer na máquina de costura da minha mãe ( ela mesma, nem
ligava muito para a máquina...). Ficava imaginando que gostava e que sabia costurar roupas lindas e maravilhosas...rsrsrsrs. E lá em casa quem sempre teve e gostou de máquinas de costura, foi meu pai. Sim, meu pai! Por incrível que possa parecer, ele desde muito jovem trabalhava como aprendiz de sapateiro e aprendeu a usar uma máquina de costurar sapatos. Dali pra máquina de costura foi um pulo!! Me lembro de ele ter tido 6 máquinas!! Claro que nem todas ficavam em casa, afinal morávamos em apartamento e apartamento é apartamento. Ele distribuiu suas máquinas pelas casas de parentes e amigos.
Muito tempo depois, um dia, resolvi pedir a uma amiga da minha mãe que fazia reformas em roupas que me desse uns retalhos....uau!! Foi aí que tudo começou!! Eu então fiz uma "mochila" de retalhos brancos, cinzas e pretos. Andava com essa mochila para cima e para baixo....Depois fiz alguns enfeites de cabelo estilo "Porcina" ( se lembram da novela Roque Santeiro??). Daí uma coisa levou à outra.
Mas o que eu não sabia, era que existia um nome para essa união de retalhos e que existia muita técnica!!
Muitos anos depois, já morando no Rio Grande do Sul ( sou paulistana, lembram-se??), quando estava grávida da minha filha mais velha, e fazendo yôga, conheci uma mulher que iria mudar minha vida!! Seu nome - Juçara Gianluppi!! Ela era minha colega das aulas de yôga e um belo dia me apareceu com uma mantinha de bebê linda!!! Me apaixonei imediatamente e disse que tb queria fazer uma para meu bebê!! E ela disse que sem problemas, me levaria à uma loja de tecidinhos e me ajudaria. Foi o pontapé inicial!!! De lá pra cá, fiz muitos cursos ( sempre que a condição financeira ajudava...), e comprei muitos livros e revistas. Como sou professora de inglês, material importado para mim é sempre um desafio. Muita coisa que aprendi, aprendi sozinha, lendo e fazendo como na matemática - tentativa, erro e acerto - e tem funcionado bem.

( Essa foi a primeira manta que fiz! )

De quando em quando aprendo uma técnica nova em algum festival, já tive aulas muitas vezes em Gramado no Festival de Patchwork e Quilt; fiz cursos em São Paulo e sempre que posso troco idéias com quilteiras mais experientes. E claro, leio e pratico bastante. Mas o que mais me desenvolveu, foi começar a dar aulas de patchwork. Como aprendi!!! E continuo aprendendo!!!!!
Hoje em dia faço de tudo um pouquinho, e quero sempre mais novos desafios. Faço tb bonecas e fuxicos, bordados e outras coisitas com feltro.Também acabei enveredando pelo caminho da pintura country em MDF. Alguns dos botões dos meus panôs, eu mesma pintei!
O que sempre digo à minhas pupilas é - soltem a imaginação e ousem!!! Bem, acho que por enquanto é só.

Beijos!!!

4 comentários:

Karla Enger disse...

Soninha querida!!!! muuuuuuuuitas saudades de ti! que linda iniciativa a tua! parabéns! um beijo enorme!

EntreRetalhos by keizy Ostrowski disse...

Sonia querida, to adorando seu blog, sucesso e é isso ai bota pra "bombar!! rsrsrsrs
Vou te seguir pra ter mais noticias suas...

bjins carinhosos
keizy

Sonia Cazarim disse...

Queridas!! Muito obrigada por tudo...sempre!! Bjos

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!!! está ficando muito legal, como totas as coisas que vc se propõe a fazer!!!Um grande bj a todos!!
Belle